Notícias

19/09/2017

Programa João Pessoa Sustentável estreia na Webrádio Porto do Capim

O programa João Pessoa Sustentável no Ar aborda três eixos: Ciência, Sustentabilidade & Meio Ambiente, com seu conteúdo todo voltado para o meio ambiente da capital paraibana.  Vai ao ar sempre na quarta-feira, às 20hs. Parceria com a Rede de Monitoramento Cidadão (BID-CEF ambiental-PMJP), a Webrádio Universitária Porto do Capim e seus participantes, representam o setor de comunicação da UFPB neste projeto, sendo signatários – Probex -UFPB.

João Pessoa Sustentável – A capital da Paraíba participa do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis  do Banco Interamericano de Desenvolvimento (CES-BID), juntamente com as cidades de Florianópolis, Goiânia, Palmas, Vitória e Três Lagoas. Em 2014 entregou ao BID o Plano de Ação João Pessoa Sustentável, resultado da aplicação da metodologia estabelecida para as cidades que participam deste programa e que apresenta, inicialmente, um diagnóstico sobre a cidade e, depois, as áreas e setores priorizados para atuação por meio de políticas públicas e de intervenções urbanísticas.

De acordo com a metodologia do BID, o acompanhamento da aplicação do Plano de Ação João Pessoa Sustentável no município, será realizado pela Rede de Monitoramento Cidadão a partir de 137 indicadores de diferentes áreas, priorizadas o Plano, a saber: I) Desigualdade urbana e Uso do Solo; II) Gestão Pública Moderna e Gestão do Gasto Público; III) Competitividade da Economia e Emprego; IV) Segurança; V) Mitigação da Mudança Climática/ Vulnerabilidade a desastres; VI) Mobilidade e Transporte.   Estes indicadores foram estabelecidos pelo BID como parte integrante da metodologia para avaliar e acompanhar o grau de sustentabilidade das cidades que fazem parte do programa, a exemplo de João Pessoa.