04/08/2016

ESTREIA: ‘Espaço Ambiental’, O meio ambiente em destaque, na Webrádio Porto do Capim

Espaço Ambiental: Radiojornalismo, Conscientização e Compromisso do Cidadão na Preservação do Meio Ambiente. Idealizado pela jornalista e mestranda do Programa de Pós- Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, Antonia Sousa. Esse é produto apresentado para obtenção do seu título de mestre em Jornalismo Profissional, e tem a participação de uma equipe dos alunos da disciplina Estágio supervisionado do curso de Radialismo.

WhatsApp Image 2016-08-04 at 18.09.03De acordo com Antonia Sousa a finalidade é oferecer um programa com teor  educativo,  interativo  e ambiental para os ouvintes da Webrádio Porto do Capim, com informações relativas ao meio ambiente no mundo, no país, estado e também no município de João Pessoa e, sobretudo na difusão de adoção de atitudes conscientes. “A sustentabilidade está relacionada a uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, social e cultural. O que se espera das pessoas hoje são práticas conscientes, mas isso só é possível a partir de uma educação ambiental, com ações educomunicativas, e através da divulgação para tais iniciativas”.

Conforme declarou Antonia, “essa é uma das abordagens teórica do meu projeto de pesquisa com a culminação do programa radiofônico ‘Espaço Ambiental, no viés do jornalismo ambiental como prática de conscientização e cultura da sustentabilidade. O objetivo é contribuir para o amplo processo das mudanças de hábitos e de conduta dos ouvintes, principalmente os pessoenses, em relação a mais diversas problemáticas ambientais, a exemplo dos resíduos sólidos”.

O lixo é um considerado um dos graves problemas do mundo, não só ambiental, mas de saúde pública e qualidade de vida para as pessoas e, sobretudo para o planeta. A cada dia aumenta mais devido o elevado número de pessoas no mundo e consequentemente ao exacerbado consumismo e o descarte irresponsável na natureza e em João Pessoa é algo preocupante. Neste sentido, foi escolhido como tema de pauta para os três primeiros programas: Coleta Seletiva em João Pessoa, Os perigos do Lixo Eletrônico e o Lixo que vira Arte, como ponto de partida para abordar a questão da sustentabilidade.

A linha editorial do programa Espaço Ambiental é informativa, educativa e conscientizadora. Sua veiculação pela webrádio Porto do Capim também se efetiva por ser um instrumento de comunicação já consolidado, tendo na sua programação conteúdos que dialoga com todos os públicos privilegiando, sobretudo as demandas socioculturais e ambientais da sociedade, e vem a cada dia ampliado seu raio de atuação. Sendo essa ferramenta na era da informação e da mobilidade, um canal disseminador de conhecimento, e mostra-se como o melhor veículo para a divulgação da temática que é o objeto deste trabalho. “A intenção é atrair não só as pessoas já despertas e comprometidas com a temática, mas, sobretudo envolver os leigos que precisam ser alertados da gravidade dos problemas ambientais e das mais diversas conseqüências. Todos pela prática da sustentabilidade!