O PROJETO / MESTRADO

ufpb

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, ARTES E TURISMO – CCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROFISSIONAL

   

 

WEBRÁDIO PORTO DO CAPIM:

Uma ferramenta de radiojornalismo comunitário na busca de inclusão social e exercício da cidadania

RESUMO

A pesquisa desenvolve, a partir da criação de um produto, a Webrádio Porto do Capim, sito em João Pessoa/PB, e todas as fases empreendidas de estruturação e implantação, sob a perspectiva do método científico da pesquisa-ação, utilizando durante o processo a formação de ecossistema educativo por meio do viés da educomunicação. Teve o propósito de atuar junto aos moradores da comunidade Porto do Capim, estudantes de comunicação, e da sociedade civil interessada em participar desta iniciativa, de modo a estimular a prática da cibercidadania e, assim, potencializar as interações ‘locais’ e os diálogos polifônicos. É um trabalho que se apresenta muito mais além de uma ferramenta de radiojornalismo comunitário porque seu processo de construção envolveu uma concepção nova para o rádio comunitário, ultrapassando o modelo imposto pela Lei de Radiodifusão Comunitária que limita, que as ondas de rádio tenham o alcance limitado a 1 quilômetro, para evitar o processo democrático e participativo, e não tenha expressividade no contexto da sociedade brasileira. Esta nova proposta extrapola a legislação, alcança uma dimensão extraordinária de rompimento de barreiras e fronteiras das ondas hertezianas, inversa ao processo de globalização porque é o local que se projeta no contexto global. A experiência se fixa, em sua proposta, de uma rádio exclusivamente na web, mas mantendo as características comunitárias de uma gestão, de um fazer radiofônico, onde as comunidades, tanto acadêmica, como a do Porto do Capim e outras agregadas são sujeitos no processo de construção da cidadania, com o desafio de proporcionar a inclusão digital local. Essa dimensão participativa e inclusiva está conectada no processo metodológico escolhido de trabalhar com pesquisa-ação e com a educomunicação. Portanto, este se trata de um relatório com análise e reflexões sob a perspectiva de um produto prático.

 

Palavras-chave: Webrádio. Cibercidadania. Comunicação Comunitária. Educomunicação.  Cidadania. Pesquisa-ação. Radiojornalismo. Jornalismo Cidadão. Webjornalismo. Jornalismo Comunitário.

 

 

ABSTRACT

 

This research develops from the creation of a product, Porto do Capim’s Webradio, located in João Pessoa / PB, and all stages undertaken in structuring and implementation from the perspective of the scientific method of action research, using during the process the forming of educational ecosystem through the bias of educommunication. It aimed to act with residents of Porto do Capim’s community, students from communication course, and civil society interested in joining this effort to stimulate the practice of cyber citizenship and thus enhance the ‘local’ interactions and polyphonic dialog. It is a work that presents itself much more than a community radio journalism tool because its construction process involved a new design for community radio, surpassing the model imposed by the Community Broadcasting Law which limits radio waves allowing them to reach only 1 km to avoid the democratic and participatory process, and has no expressiveness in the context of Brazilian society. This new proposal goes beyond the law, reaches an extraordinary dimension of breaking barriers and border Hertzian waves, reverse the globalization process because it is the location that is projected in the global context. The experience is fixed in its proposal, a radio exclusively on the web, while maintaining the Community characteristics of a management, of a radiofonic practice, where communities, both academic as also from the Porto do Capim and other aggregates, are actors in the process of building citizenship, with the challenge of providing local digital inclusion. This participatory and inclusive dimension is connected to the chosen methodological process of working with action research and educommunication. Therefore, this is a report with analysis and reflections from the perspective of a practical product.

 

Keywords: Webradio. Cyber citizenship. Community Communication. Educommunication. Citizenship. Action research. Radio journalism. Citizen Journalism. Community journalism. Webjournalism. Communitarian journalism.

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 

*  À espiritualidade de luz que me guia, pelo auxílio em todas as horas.

*  A minha orientadora e amiga, profa Olga Maria Tavares, por ter abraçado essa ideia desde a seleção do mestrado, não ter me largado nem mesmo nos momentos de difíceis escolhas e rupturas acadêmicas, e principalmente, por ter se apaixonado pelo projeto, ter se envolvido em todo o processo de construção prática, bem como a base teórica, e por me receber tantas vezes em sua casa e sempre compreender minhas  idiossincrasias. Com seu estilo pragmático e didático, Olga soube fortalecer, dar vida e sentido ao projeto em todos os sentidos, aproximando e abrindo oportunidade de estágios para os estudantes de graduação do curso de Rádio e TV.

*  Se eu posso dizer que tive uma co-orientadora, essa pessoa se chama profª Carmem Virgínia Montenegro Sá Barreto, que foi uma luz no meu caminho, me ajudando a descobrir qual a trilha metodológica a seguir, me apresentando o mundo científico sem deixar eu perder minha essência social-cultural. E claro, pelas palavras de incentivo, estímulos, abrindo o meu pensar, e até trocas espirituais. Um ser humano incrível que eu nem tenho palavras para descrever tamanha gratidão.

*  Ao professor Pedro Nunes, que foi um dos primeiros que compartilhei o embrião dessa ideia, bem antes da seleção, e, desde então, durante todo o processo sempre procurou me fortalecer na caminhada.

*  Aos professores Hildeberto Barbosa, Claudio Paiva, Joana Belarmino, David Fernandes, Norma Meireles, esses em especial por terem de alguma forma colaborado compartilhando conteúdos, e a todos os docentes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Profissional, pelas contribuições e apoio nesse caminho de aprendizado. E ainda, a professora e amiga Emília Barreto, coordenadora do curso de Rádio e TV, que sempre me incentivou desde quando eu era estudante da graduação, e agora não foi diferente, também apoiou a iniciativa da professora Olga de tornar o produto numa ferramenta para extensão da prática dos alunos de graduação.

*  Aos amigos de vida e do mestrado Jonara Medeiros que sempre foi uma coruja em todo o processo, Mastroianne Sá, Roberta Matias, e em especial, Jeferson Rocha pelo apoio técnico, parcerias em produções de artigos científicos, produção de vinhetas, enfim, as constantes trocas enriquecedoras e o eterno cuidado que Jeff teve comigo até o fim, que sempre cuidou como se o este projeto fosse um filho dele também. Bem como aos demais companheiros da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Profissional da UFPB, por todo o conhecimento compartilhado nesses dois anos.

*   Aos integrantes do Conselho Gestor Comunitário da webrádio, em especial Elioenai Gomes, que acolheu e abraçou o projeto no Ateliê; ao jornalista Dalmo Oliveira por nunca abandonar o barco e pela condução de algumas oficinas e outras demandas da programação; Antônia Sousa por sempre estar presente e não esquecer um detalhe no registro das atas de reuniões; ao professor Hugo Belarmino por fortalecer e estender a sua missão acadêmica junto ao meu projeto; Valeska Asfora por endossar minha ideia, incentivando a participação da comunidade Porto do Capim; à líder comunitária Rossana de Holanda e todas as mulheres da Associação Porto do Capim que toparam encarar a experiência; aos estudantes-estagiários do curso de Rádio e TV/UFPB, e demais proponentes de programas que produziram conteúdos, a exemplo de Andréia Gisele, Suzy Lopes, os Gonzagas, e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da UFPB, junto com a organização de direitos humanos Dignitatis – Assessoria Técnica Popular.

*  Aos parceiros que sem eles não seria possível concretizar o sonho: à presidência do Sistema Paraíba de Comunicação, na pessoa de Eduardo de Oliveira Carlos, por doar boa parte do equipamento do estúdio; meu grande amigo e parceiro Alek Maracajá (Ativa Group Web) e todos que compõe sua maravilhosa equipe; Alécio Barrêto e Éber Costa (webdesing), pela criação e manutenção do site e a hospedagem do mesmo; ao gigante Percival Henriques da Associação Nacional de Inclusão Digital; à radialista Duda Santos; ao irmão de todas as horas José Vando Arruda e equipe da Oficina Escola de Marcenaria de João Pessoa pelo projeto de interior e móveis do estúdio.

*  Minha gratidão à amiga querida, Maria de Lourdes (uma “Magaiver” de todas as horas); à Larissa Rodrigues, um anjo em minha vida que me estimulou e deu total apoio nas horas mais decisivas de todo este processo; aos jovens estudantes do CCTA Andrezza Carla e Ícaro Diniz; ao radialista Thiago Moraes; Marcílio Rodrigues por nos doar com sua voz os slogans da rádio; Ilka Cristina por todo apoio incondicional; à professora amiga Andréa Alice por tantas trocas e interações; à Amanda Costa que, mesmo distante, também deu sua contribuição; William Campos pela edição do audiovisual, e carinhosamente ao meu amigo Deodato Borges que viajou partiu para o plano espiritual, mas deixou de presente seu maravilhoso traço no meu trabalho.

*  Aos meus amigos e companheiros de trabalho da época, que me apoiaram durante todo esse percurso, Verônica Guerra, Cacá Barbosa e Antônio Gomes (Catimba).

*  A todos os meus amigos pessoais, que me apoiaram e compreenderam minhas ausências, em especial, Alessandra Lontra, e aos meus queridos e amados Eduardo Fuba, Fátima Amaral, Eliane Bibiano, Lena Leite, Lorena Telles, Diva Frazão, e a turma do Muriçocas do Miramar.

*   À minha família, em especial à minha mãe Maria, que sem ela eu não seria nada do que sou hoje; minha irmã caçula, Juliana; meu cunhado, Darci, pela força e carinho, e meus sobrinhos lindos que me enchem de pureza e alegria, e meu tio Raimundo(Cajá) pelas palavras de incentivo.

*  Eu sou pura gratidão!

 


 Relatório apresentado ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo Profissional da Universidade Federal da Paraíba,

como pré-requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Jornalismo Profissional.
Linha de pesquisa: Práticas, Processos e Produtos Jornalísticos.


Edileide Oliveira Bezerra

 

 

  

Defendida em:  11 de setembro de 2015

 

Conceito: Aprovado com Distinção

 

 

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dra. Olga Maria Tavares – UFPB

Prof. Dr. Pedro Nunes Filho – UFPB

Prof. Dr. Helcio Pacheco – UFRN

 

 

João Pessoa-PB

Setembro/2015