Notícias

07/11/2017

Artigo: Uma João Pessoa Sustentável no AR

macalango1

João Pessoa Sustentável no AR

quartas 20h na  Porto do Capim

Texto: Laureano Ramos

Eu namorava com a Porto do Capim há muito, muito tempo antes de entrar em Rádio, TV e WEB na UFPB (que foi em 2015, inclusive). Não lembro como, mas me esbarrei com a webrádio e me apaixonei pela sua seleção musical de extremo bom gosto e variedade, sempre com sons brasileiros, do forró à MPB, passando por frevo e até rock! Sério, se tá rolando música na rádio é coisa fina.

Nem preciso dizer que foi extremamente satisfatório entrar pra equipe de produtores radiofônicos da Porto. Com a proposta de construir um conteúdo que girasse em torno de três eixos — ciência, sustentabilidade e meio ambiente — nasceu o João Pessoa Sustentável no Ar, um podcast com gostinho de programa ao vivo produzido por alunos de radialismo e coordenado por duas professoras veteranas na comunicação, Sheila Accioly e Olga Tavares.

olga 2
Olga Tavares

A ideia do programa é simples: juntar uma pá de gente preocupada com o desenvolvimento urbano ordenado e a proteção do meio ambiente da capital, reunir tudo em um conteúdo com entrevistas, notícias e bate papos sobre vários assuntos que tangem esses temas e a Rede de Monitoramento Cidadão e lançar semanalmente na rádio.

Meu papel real oficial é como editor do programa, — continuo utilizando o Adobe Audition — mas cê sabe como é vida de estagiário, então vez ou outra faço registros fotográficos de eventos importantes referentes à Rádio Porto do Capim e a Rede de Extensão Cultural (como a visita à Webrádio Litoral Sul, de Mamanguape que ilustra essa postagem). Se pá até me aventuro na locução!

O que tem sido bem divertido aplicar nesse produto é que na hora de editar adotei uma postura híbrida que mistura transições ágeis e conteúdo entrelaçado a música — largamente aplicado em podcasts, como fiz no Jogacast — com narrações de menor cadência e conversas cheias de pausas como no rádio, para não metralhar o ouvinte de informação e cansá-lo. Esse dinamismo de conceitos entrelaçados é algo bem complexo pra mim que não tenho muita experiência com áudio; E por isso tem sido bem divertido !

macalango
João Pessoa Sustentável no Ar | Quartas, 20h na Rádio Porto do Capim, Parahyba -Brasil