14/01/2015

Integrante da webrádio Porto do Capim é habilitada pelo MinC no edital Comunica Diversidade

10848694_748886031868200_6092058087525756956_oA lista final de propostas habilitadas e inabilitadas no edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude foi publicada no dia 11 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU). Estão previstos 60 prêmios a jovens, entre 15 e 29 anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura, e entre as habilitadas está a jovem integrante do Conselho Gestor da Web Rádio Porto do Capim, Rossana Holanda. Dentre as iniciativas que a proponente fundamentou seu projeto foi justamente a experiência vivenciada na webrádio apresentando o programa Porto do Capim em Ação. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).

“A experiência e oportunidade que estou tendo do fazer um novo modelo de rádio que dialoga com as novas tecnologias dentro de uma perspectiva de cidadania comunitária não tenho dúvida de que foi fundamental para que eu já estivesse entre as jovens habilitadas, o que muito me deixa radiante de felicidade. Feliz pelo reconhecimento da minha comunidade. Significa para mim um reconhecimento das nossas vivencias, das nossas culturas, do nosso povo. E este reconhecimento me instiga ainda mais a lutar”, falou Rossana.

A Comissão de Seleção do edital se reunirá nos dias 16 e 17 de dezembro, no Rio de Janeiro, para analisar os 297 projetos habilitados. O resultado final com a relação dos 60 contemplados será divulgado em fevereiro de 2015. Serão 10 prêmios, com valor bruto de R$ 14 mil, a jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos.

São consideradas ações de comunicação para a cultura atividades que articulem cultura e comunicação, assim como outras áreas do conhecimento, realizadas sem financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos, preferencialmente em formato livre, por meio de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia).

Os projetos habilitados ao prêmio são inéditos e contemplaram ações voltadas a pelo menos um dos seguintes eixos: educar para comunicar; produção de conteúdos culturais; distribuição de conteúdos culturais; meios/infraestrutura para a comunicação; comunicação e protagonismo social; e comunicação e renda.Com informações do Ministério da Cultura

Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC.