27/04/2015

Programa da webrádio Porto do Capim vira TCC em curso de radialismo da UFPB e recebe nota máxima.

bancaA partir da provocação e incentivo da idealizadora do projeto da WeB Rádio Porto do Capim, Edileide Vilaça, que usando o método da educomunicação sugeriu e orientou a então estudante do curso de Radialismo, da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Andréa Gisele Nóbrega, o desafio de produzir um programa rádio,  resultou no programa batizado de Negrícia, com o princípio norteador é de valorizar a herança civilizatória africana e afro-brasileira assim como a percepção da negritude como instância de convergência e organização de tais valores.

O programa foi produzido de forma totalmente independente, explorando as possiblidades das novas tecnologias, de forma que atendeu em todas as suas edições os princípios de produção de conteúdo totalmente jornalístico, discutindo temas relevantes e trazendo à tona reflexões sobre o preconceito racial de forma criativa e sugestiva, sendo realizado exclusivamente para compor a programação desde do primeiro momento que foi ao ar a weberádio Porto do capim.

O programa jornalístico foi tão bem elaborado e produzido que se tornou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Radialismo da UFPB, da estudante Andréa Gisele, com o título  “Negrícia Programa de Web Rádio – A expressão do povo negro no combate ao racismo”. A banca foi formada pelas Professoras Doutoras Olga Tavares e Norma Meireles Mafaldo, sob orientação da Profª.Drª Gloria Rabay. No rito de apresentação  marcaram presença integrantes do Coletivo Negrícia – Mário Cruz, Ana Paula Pereira e Jônatas Monte, e também os estudantes de comunicação Elvis Costa e Mira Maya. A banca examinadora aprovou o projeto foi aprovado com nota máxima.

“Falo em nome dos componentes do Coletivo Negrícia, foi uma parceria de extrema importância com o projeto da Web Rádio Porto do Capim, da jornalista mestranda, Edileide Vilaça,  para o povo negro paraibano que não são, agora são, contemplados através da mídia, um imenso prazer ter a orientação da Profa Gloria Rabay e a banca composta pelas profas. Norma Meireles Mafaldo e Olga Tavares, pessoas que desde o inicio me mostraram que estava certa no caminho que escolhi, como pessoa comunicativa que sempre fui desde criança, agora posso dizer que sou uma mulher, mãe solteira, negra e Comunicóloga diplomada, estou ainda em êxtase, sou grata” desabafou Andréa Gisele.

Uma das incentivadores da ideia, Edileide Vilaça relembrou e disse: “como dizer que não valeu a pena? Fazer um projeto de mestrado e em pouco tempo ver os seus frutos acadêmicos com outras “crias”, não tem satisfação maior. Parabéns Andréa Gisele Nobrega pela determinação desde do primeiro momento quando te provoquei a fazer o programa. Obrigada pela oportunidade de através de você ter colocado em prática a educomunicação e a pesquisa- ação que meu projeto se propôs. O Negrícia é, talvez, o meu maior exemplo de continuidade e de que posso dizer que a Webrádio Porto do Capim: cumpriu todo o processo de construção e prática. Lindo, muito lindo tudo isso. Me emociono! Parabéns e grata por fazer parte dessa história com tanta superação e empoderamento. Gente, ela não sabia nem pra onde ia edição de áudio e as possibilidades de gravação. Pegou as dicas, fez, errava, fazia de novo, mandava pra mim pronto, o programa a coisa mais gostosa de se ouvir, chega dava gosto de veicular, reprisar e reprisar, e o resultado – um TCC carregado de elogios”, comentou.