07/07/2015

PORTO DO CAPIM: IAB.pb participa de reunião no MPF/PB

11703202_1134859723195287_7414106642456435172_nNa última quinta-feira (30/06), o Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento da Paraíba(IAB.pb)  participou de reunião no Ministério Público Federal da Paraíba. O objetivo do encontro foi apresentar, para as comunidades do Porto do Capim, o projeto de intervenção para a área elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na ocasião, compareceram as representações das comunidades envolvidas, professores de áreas de conhecimentos afins da UFPB, inclusive a equipe de arquitetos e urbanistas que desenvolve trabalhos de pesquisa no local, além de diversos membros da Prefeitura e do próprio Ministério Público. O IAB.pb foi representado pela arquiteta Mércia Parente Rocha, membro do Conselho Superior do Instituto.

Os técnicos da PMJP apresentaram os projetos do Parque do Porto e de relocação das unidades habitacionais em áreas de risco, às margens do Rio Sanhauá. Ambos encontram-se em fase de Projeto Básico, ou seja, em vias de licitação.

Apesar de haver concordância entre os membros presentes na reunião sobre a relocação das moradias em área de risco, os demais aspectos dos projetos apresentados foram questionados. Ao final da reunião, o Procurador José Godoy Bezerra de Souza solicitou aos membros da PMJP que os projetos fossem entregues na íntegra à sede do MPF/PB para que a comunidade pudesse ter acesso. A equipe da UFPB, responsável pelo projeto de pesquisa citado, assumiu o compromisso de dar assistência técnica à comunidade para a análise dos documentos. A representante do IAB.pb também colocou o Instituto à disposição para auxiliar a comunidade na compreensão das peças técnicas a serem apresentadas pela prefeitura.

Em concordância com os membros da comunidade, a próxima reunião ficou agendada para o dia 28 de julho, às 19 horas, na escola da comunidade no Porto do Capim. A intenção do MPF/PB é que, nesta reunião, a comunidade apresente dúvidas, questionamentos e sugestões, de forma a estabelecer um diálogo entre as partes.

Fonte imagem: http://goo.gl/cdo9Kt