Notícias

03/08/2015

Varadouro Cultural: Centro Histórico de João Pessoa está vivo, mas precisa de cuidados urgentes!

varadouroCompletando 430 anos, a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, possui o 3º Centro Histórico mais antigo do país, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN. É nessa área, à beira do Rio Sanhauá, que foi construído o primeiro porto da cidade, mais tarde desativado e substituído pelo porto de Cabedelo, dando origem naquele lugar à comunidade do Porto do Capim, existente até hoje. Antes uma área nobre, com o passar do tempo e a migração da população para a orla e outros bairros, o centro histórico da cidade foi sendo abandonado e passou por várias tentativas de revitalização, que através de grandes e ineficazes projetos de intervenção do poder público, fizeram a região voltar a cair no esquecimento, se tornando cada vez mais a “cidade velha” que vai tombando e junto com ela parte de nossa história, identidade e cultura.

Porém, nos últimos 10 anos, com a última onda de ocupação da área por grupos culturais de caráter mais coletivo e colaborativo, nasce o movimento Varadouro Cultural, provando que o centro está vivo, ainda que precisando de muita sensibilidade e cuidados por parte do poder público. O que não tem impedido, por exemplo, que só a área da Praça Antenor Navarro e Largo de São Pedro (mesmo com o Hotel Globo fechado) receba mais de 10 mil turistas por mês, de acordo com um dos guias que trabalha na região, ainda que grande parte da população da própria cidade sequer conheça nosso patrimônio histórico.

Quem somos? ou Somos o Futuro!
O Varadouro Cultural é um movimento social da cultura que se organiza através de uma rede de espaços, agentes culturais e iniciativas criativas com foco de atuação num mesmo recorte territorial: o Centro Histórico da capital paraibana. Para além da homenagem ao bairro mais antigo da cidade – o Varadouro – o movimento abrange também outros bairros e comunidades ao seu entorno, como Porto do Capim, Róger e Centro.

Compõem o cenário criativo da rede: coletivos, associações, produtoras, pequenos empreendimentos, casas de espetáculos, estúdios, agentes e artistas independentes, entre outros grupos mobilizados em torno dos setores cultural e criativo; que interagem com vínculos de produção e cooperação na construção coletiva de um desenvolvimento socioeconômico humanizado e sustentável do território, colocando a cultura como eixo central e a criatividade como principal insumo.

O Varadouro Cultural impulsiona o debate sobre o fortalecimento das identidades culturais que se expressam em sua diversidade. Em âmbito local, estimula oportunidades de geração de renda de ocupações produtivas dos agentes culturais e empreendimentos que ali atuam, como também dos moradores do entorno. A rede ganha notoriedade no âmbito das políticas culturais da cidade, ao passo que se posiciona, formula e dialoga com o poder público, construindo uma cultura participativa e protagonista.

Em 2012 a rede foi reconhecida e premiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Secretaria de Economia Criativa com o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – Categoria Modelos de Gestão.
O que fazemos? ou Construindo Juntos!
As principais atividades realizadas pelos agentes, espaços e grupos conectados a essa rede são mostras, festivais, shows e exposições artísticas, oficinas e debates de formação em diversas áreas do conhecimento e ações sociais com as comunidades do entorno (Porto do Capim e Róger), compondo um Circuito Cultural efervescente durante todo o ano no Centro Histórico de João Pessoa, graças ao trabalho colaborativo de todos que compõem o Varadouro Cultural.
Além disso, foi iniciado um mapeamento do Arranjo Criativo Local do centro da cidade, inicialmente de forma independente, em seguida com apoio do Sebrae Paraíba, contabilizando mais de 70 iniciativas culturais no território, e todas as informações devem estar disponibilizadas em breve no portal da rede: www.varadourocultural.org construído com os recursos do prêmio supracitado.

O que queremos? ou Agora é a hora!
Nosso objetivo é dar visibilidade e potencializar a produção cultural que já acontece no território com foco na produção local, na cultura popular e na cultura independente produzida por micro e pequenos empreendedores e pelos moradores da região. Estamos transformando socialmente através da criação, das artes e da cultura, de forma a deixar um legado positivo para o território. Também está entre nossos objetivos desenvolver estudos e pesquisas sobre a cultura e suas transversalidades com outros setores da sociedade, assim como estabelecer intercâmbio com agentes e empreendimentos similares da região Nordeste em particular e das demais regiões do país.

Buscamos estimular o desenvolvimento social e econômico do território de forma humanizada e sustentável, dialogando com os moradores e os agentes culturais que atuam no centro pois queremos potencializar o Centro Histórico como território de referência cultural e criativa da cidade e do estado, sempre respeitando as crenças, culturas e etnias, colocando-se assim como um movimento laico.

Entretanto, gostaríamos de destacar um objetivo em especial que temos: Chamar atenção, pressionar e reivindicar ao poder público em todas as suas instâncias, políticas estruturantes que fortaleçam o centro da cidade enquanto território criativo e promovam um desenvolvimento sustentável, que dialoguem com moradores, agentes culturais e população em geral.

Viva o Centro!
Há muito tempo se fala em revitalização do centro histórico e vem aí mais um projeto milionário do PAC Cidades Históricas que pretende destruir um patrimônio imaterial nosso, que é a comunidade tradicional do Porto do Capim. O centro, o Varadouro e o Porto do Capim não precisam de revitalização, pois já há vida nessa região e o que a área mais antiga da cidade precisa mesmo é respeito, compaixão e políticas públicas nas áreas de infraestrutura, cultura, educação, assistência social, habitação, segurança, turismo, entre outras. É preciso enxergar e ouvir quem já dá vida ao Centro Histórico o ano inteiro e há muitos anos: os moradores e os produtores culturais; para assim construir uma política eficaz através de ações concretas e planejadas que não precisam expulsar moradores, destruir parte da nossa história ou trazer modelos que já se mostraram fadados ao fracasso em outros sítios históricos do país.

Acreditamos que a cultura, as artes e a criatividade tem a dinâmica necessária para que, junto com os moradores da região que fazem parte dessa história, implementemos um modelo justo, humano, comunitário e sustentável de produção cultural, turismo, moradia e desenvolvimento. Precisamos que o poder público cumpra seu papel, mas somos a prova viva de que a sociedade civil organizada também tem a força da mudança, junte-se a nós e #VivaOCentro!

Fonte:
Ascom Varadouro Cultural